Energia Solar é realmente um investimento?

Atualmente dependemos cada vez mais da energia elétrica, todos nós consumimos e vamos continuar aumentando o consumo nas próximas gerações. Analisando o panorama geral da matriz energética brasileira, é possível observar que ainda temos uma grande dependência dos recursos hídricos para geração.

O abastecimento e fornecimento de energia por hidrelétricas é cada vez mais caro, mais poluente, com mais riscos de racionamento e o aumento ainda mais da tarifa de energia .


A Energia Fotovoltaica pode ser uma solução:


Uma das soluções para contornar este problema e dependência desta fonte de geração de energia elétrica são os sistemas de energia fotovoltaica!


Um dado oficial do setor fotovoltaico foi de 110.299 mil novas instalações realizadas apenas em 2019, exatos 211% a mais do que o número de novas instalações realizadas em 2018.


São muitas estimativas e pesquisa ao redor do setor de energia fotovoltaica, especialmente no Brasil, um país com capacidade de geração de energia superior a muitos países que já figuram no Top 5 do ranking mundial de produção de energia solar.


O potencial energético do Brasil para a produção de energia fotovoltaica em relação à Alemanha, um dos países no topo do ranking de potência instalada, é surpreendente. A região mais ensolarada da Alemanha tem o índice de radiação solar 40% menor que o índice da região menos ensolarada do nosso Brasil.


Isenções e perspectivas para energia solar:


Este cenário propício para implementação de sistemas de energia fotovoltaica no Brasil traz como consequência um aumento da demanda, e por consequência a oferta também cresce, resultando na redução nos preços dos equipamentos para a montagem dos sistemas fotovoltaicos.


Paralelo a isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo, em parte pelos incentivos públicos dedicados ao setor. Em comparação com os últimos dois anos, o custo de instalação reduziu em 50% e alguns impostos como o PIS e o COFINS já são isentos em todo o território nacional. Até o momento, 24 estados já contam com isenção do ICMS para sistemas de geração distribuída.


Alguns estados também isentam os equipamentos de geração de energia solar de ICMS e IPI. Ainda há municípios como o de Betim (MG), que oferecem descontos no IPTU para unidades que produzem parcialmente ou totalmente a sua energia. Por fim, iniciativas como o IPTU Verde estão em discussão em várias partes do Brasil.


Assim, fica cada vez mais fácil investir em energia solar, uma vez que o número de empresas especializadas oferecendo o serviço está aumentando. Além disso, faz-se cada vez mais possível obter um bom financiamento para o projeto.


Nós da Vésper Energia Solar conseguimos oferecer estas linhas de financiamentos, temos parcerias com diversos bancos que podem trazer uma viabilidade para o projeto fotovoltaico.


Comparando investimentos conservadores:


Outro fator muito importante é comparar o cenário atual de opções de investimentos. Hoje um sistema de energia fotovoltaica comparado a outros investimentos conservadores, rende muito mais.


O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu, no começo do mês de fevereiro de 2020, cortar a taxa básica de juros da economia de 4,50% para 4,25% ao ano — o menor patamar histórico.



Com a Selic em 4,25% ao ano, investimentos de renda fixa como poupança, CDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e títulos do Tesouro Selic pagam menos, já que seu rendimento é atrelado à taxa Selic ou à taxa DI, muito próxima da taxa básica de juros.


Com a linha de produtos da Vésper Expresso, por exemplo, você pode ter um sistema de energia fotovoltaica com equipamentos e serviço de qualidade a partir de R$ 4.990,00. No gráfico abaixo podemos comparar este investimento nas seguintes opções:


É possível concluir que o retorno anual em investir em energia fotovoltaica é 5x melhor que investir na poupança, mostrando assim que é o momento certo para investir em energia solar hoje!


Ficou interessado sobre a geração de energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a Vésper Energia Solar e saiba como garantir a sua própria usina fotovoltaica economizando em sua conta de luz! Clique aqui e faça um orçamento gratuito com a Vésper Energia Solar e liberte-se das contas de luz.


© Copyright 2020: Todos os direitos reservados. Vésper Energia Solar