top of page

Oscilações climáticas podem influenciar na geração de energia elétrica? Saiba mais!

A escassez de água nos reservatórios das grandes hidrelétricas faz com que o custo de produção de energia elétrica fique cada vez maior. Saiba como o tempo influencia na sua conta de luz e fique por dentro das vantagens de um sistema de energia solar fotovoltaica durante esses períodos.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as grandes hidrelétricas representam cerca de 61% da geração de energia para uso doméstico de eletricidade no Brasil, impactando diretamente na conta de luz do consumidor.


A dependência de recursos hídricos como principal fonte de energia no país cria um cenário alarmante em tempos de crises provocadas pela falta de chuva e mudanças climáticas, diminuindo o nível das represas e reservatórios das hidrelétricas, o que acarreta uma utilização maior da geração térmica, com custos mais elevados do que a geração hídrica. A utilização de energia provinda das usinas termelétricas ocasiona um aumento na conta de luz, devido à inclusão de bandeiras vermelhas, tarifas sobre produção para garantir a modicidade tarifária. Os decretos 7.945/2013, 8.020/2013 e 8.221/2014 garantem o repasse dos custos adicionais da geração termoelétrica e a exposição desta no mercado de energia a curto prazo.


Neste sentido, fontes de energia alternativa surgem como solução para estes problemas, principalmente, as usinas fotovoltaicas – veja em nosso post anterior sobre o crescimento da energia solar no Brasil e as perspectivas para os próximos anos. Uma das vantagens de uma usina solar fotovoltaica em relação a outras formas de geração como, por exemplo, as hidrelétricas e termoelétricas, consiste em capacidade de geração mesmo em falta de recursos naturais como água, carvão mineral, gás natural etc. A única dependência destes sistemas é estar em local onde haja boa irradiação solar, garantindo a performance e rendimento de geração. Ademais, os sistemas de geração fotovoltaica são renováveis (considerando que a energia proveniente do sol é inesgotável), não emissoras de poluentes, promovendo a sustentabilidade e conservação do meio ambiente.


Outro fator interessante é que atualmente no Brasil qualquer pessoa pode ter sua própria usina fotovoltaica! Dados da ABSOLAR mostram que no ano de 2018 o Brasil instalou cerca de 1,2 GW, totalizando uma capacidade de geração de 2,4 GW no país. Além disso, Minas Gerais é a maior estado com potência instalada, 362,7 MW, o que corresponde a 18,8% de toda geração de energia elétrica por geração distribuída no país. Veja a seguir os 5 estados com maior potência instalada por geração distribuída.



Com a geração descentralizada de energia elétrica, você pode economizar em sua conta de luz, gerando sua própria energia e se libertando das grandes concessionárias de energia elétrica!


Ficou interessado sobre a geração de energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a Vésper Energia Solar e saiba como garantir a sua própria usina fotovoltaica economizando em sua conta de luz! Clique aqui e faça um orçamento gratuito com a Vésper Energia Solar e liberte-se das contas de luz.

bottom of page