top of page

Energia Solar em Juiz de Fora: Passo a passo para instalar


Está cada vez mais comum ver placas solares nos telhados e, deve se perguntar, será que compensa? A resposta é sim. Compensa muito, somos um país com alta incidência de sol e, em Juiz de Fora, nem se fala, por isso o sistema fotovoltaico gera energia o dia todo, proporcionando créditos em muitos casos.


Além disso, o sistema tem uma vida útil longa, de 25 a 30 anos, então não é preciso manutenções frequentes e o investimento inicial se paga em 5 anos, em média, então por mais de 20 anos você economizará na conta de luz. A partir do primeiro mês de instalação você já tem uma redução significativa na sua conta de luz.


E se engana quem pensa que placas solares só são interessantes para pessoas com alto consumo ou empresas, comércios e indústrias, atualmente a colocação de placas em residências têm aumentado muito, gerando economia às famílias, o excedente pode ser revertido ao sistema e gerar créditos, e vale ressalta que o sistema fotovoltaico pode valorizar em até 30% os imóveis.


A Energia Solar tem conquistado muitos telhados, por isso vamos fazer um passo a passo para a instalação e assim você vai saber mais sobre como se tornar cliente Vésper Energia Solar.


1. Entenda a sua conta de luz

Para começar seu projeto é preciso analisar a conta de luz e o consumo. Procure na sua conta o consumo mensal de kWh (Quilowatt-hora), é a partir desse número que calculamos o “tamanho” do sistema que será instalado no seu imóvel.


Para medir com precisão o custo da instalação você deve usar o consumo médio mensal, ou seja, a média de kWh dos últimos 12 meses. Se for uma casa em construção, converse conosco para ajudar num cálculo de previsão de consumo.


Em caso de dúvidas, a Vésper te auxilia a entender sua tarifa e montar o sistema que melhor corresponda com a sua estimativa de consumo. Desde os primeiros passos do projeto damos suporte a você.


2. Verifique a incidência de sol

A produção de energia pode acontecer até em dias nublados, devido ao sistema de funcionamento das placas fotovoltaicas, porém é preciso posicionar as placas de forma tática, em lugares com alta incidência solar.


Por isso, é necessário verificar a posição geográfica da sua casa, a fim de posicionar as placas de forma planejada e estratégica, para que a energia seja produzida de forma eficiente e o máximo possível. Ao visitar o local de instalação, nossa equipe consegue estudar a melhor direção de instalação das placas.


A Vésper conta com uma equipe toda formada por engenheiros especialistas no mercado, que podem avaliar e orientar a melhor posição para a instalação das placas fotovoltaicas e tirar todas as dúvidas que tiver.


3. Simule os custos de instalação

Após verificar seu consumo mensal na sua conta de energia será possível simular o custo de instalação na sua casa ou empresa. Em nosso site é possível preencher um formulário, com os valores da sua conta, seu nome, e-mail e telefone. Com essas informações entraremos em contato para conversarmos e atender sua demanda, geralmente indicando um agendamento de visita técnica no local.


Geralmente, o retorno do investimento inicial acontece de 3 a 5 anos, dependendo do tamanho do sistema instalado. Se levar em consideração que o sistema dura de 25 a 30 anos, cerca de mais de 20 anos será só “lucro” e muita economia de energia.


O ideal é conversarmos e entendermos suas reais necessidades. Pode ser que queira instalar as placas com o objetivo de consumo remoto, isso tudo fica mais claro a partir de um atendimento mais próximo.


Nós trabalhamos em três tipos de geração distribuída: geração junto à carga, autoconsumo remoto e empreendimento com múltiplas unidades consumidoras. Através desses três tipos de geração, a Vésper consegue projetar sistemas solares que atendem as demandas de diferentes clientes, por isso um contato mais próximo pode ser mais assertivo.


4. Instalação do sistema de energia solar

A instalação deve ser feita por eletrotécnicos e engenheiros, então se você não exerce uma dessas profissões, não tente fazer a instalação. É perigoso, pode sofrer acidentes e se ferir e outro motivo é que para instalar é necessária uma autorização da distribuidora (Cemig), e somente técnicos e engenheiros especializados podem fazer a solicitação de instalação.


E como foi dito anteriormente, contamos com uma equipe de engenheiros, portanto pode ter certeza de uma instalação precisa, além disso estamos no mercado há 5 anos, já atendemos mais de 500 clientes, mais de 4 MW de potência instalados pela Vésper, em mais 29 cidades atendidas em toda região. Com relação à instalação não precisa se preocupar!


A tramitação padrão do atendimento até a instalação, é:

  • Fazer uma visita técnica ao local desejado (residência, empresa ou indústria), fazer um estudo do local e formalizar o orçamento;

  • Montar o projeto de instalação das placas solares e mandar para a distribuidora para agilizar o processo burocrático de conectar seu sistema à rede;

  • Instalar os painéis no local mais adequado, já estabelecidos com uma análise prévia;

  • Homologa a instalação junto a Cemig;

  • Agora seu sistema já está pronto e você já está produzindo energia limpa a partir do sol e não precisa se preocupar com os aumentos da energia.

O pós-instalação é super tranquilo, vamos trazer alguns cuidados necessários.


5. Pós-instalação

Um dos maiores mitos é sobre a manutenção, que é preciso reparos mensais. Isso é MENTIRA!

As placas necessitam de baixa manutenção, normalmente em situações pontuais e específicas. Mas não vá pensando que pode deixar instalado e nunca mais mexer, é preciso limpeza preventiva, retirada de poeira e possíveis resíduos, como folhas e fezes de pássaros.

Fora isso, o sistema pode durar 30 anos e só é indicado trocar os inversores a cada 12 ou 15 anos para garantir performance plena, ou dependendo da vida útil de cada equipamento.


Para adquirir energia solar e sustentável na sua casa é bem simples e traz uma redução gritante na sua conta de luz.

A Vésper Energia Solar fornece o kit solar residencial e empresa, com mais de 500 clientes já atendidos. Se pedir indicação para instalar Energia Solar em Juiz de Fora com certeza nos indicarão, somos referência e conhecidos pela qualidade e credibilidade dos nossos projetos em Juiz de Fora e região.


Venha falar com um de nossos especialistas e monte seu projeto.

Comments


bottom of page