top of page

Visando reduzir custos, empresas investem em energia solar


O Sol é para todos. Mas para alguns, ele brilha mais e gera economia e lucro. Essa é a realidade de empresas que inovam e geram a própria energia, reduzindo os custos com energia elétrica em até 98%.



Empresários veem na energia solar uma alternativa para evitar os constantes aumentos nas tarifas. As bandeiras tarifárias, por exemplo, são capazes de aumentar as contas de luz e assustar os empreendedores. Em 2018, 7 meses do ano sofreram com acréscimos, sendo que 5 meses foram sujeitos às tarifas mais caras da bandeira vermelha.


Além da questão das bandeiras, impostos e custos do setor elétrico pressionam ainda mais o aumento do preço da energia elétrica. Em 2017, o reajuste foi de 14%. Já em 2018 a tarifa subiu mais 15%.


Em Minas Gerais, estado líder em aproveitamento de energia solar, vários segmentos instalaram painéis fotovoltaicos em seus telhados para aumentarem sua competitividade no mercado: padarias, supermercados, farmácias, escolas e hotéis são alguns dos locais que hoje estão livres das contas de luz.


Existem dois fatores que explicam o sucesso da energia solar: o curto tempo de payback (o tempo que demora para o investimento se pagar) e os financiamentos que praticamente dispensam um investimento inicial. Para empresas, o tempo médio de payback dos projetos realizados pela Vésper gira em torno de 4 anos, sendo que o sistema tem vida útil de mais de 25 anos. Quanto ao financiamento, é possível parcelar o investimento em até 60 vezes, com taxas competitivas, oferecidas pelos maiores bancos do país.


Hoje, o setor de serviços e comércio estão na liderança em instalação dos painéis fotovoltaicos, com 44% da potência instalada no país. Consumidores residenciais respondem por 38%. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica comprovam o sucesso da energia solar no Brasil, que saltou de 23 projetos em 2013 para mais de 30 mil em 2018.


Que tal descobrir o quanto sua empresa pode economizar com energia a partir dessa fonte limpa e ilimitada? Conte com a Vésper para uma consultoria gratuita e obtenha a solução ideal para seu caso!



bottom of page