top of page

Painel Solar: Conheça a diferença entres os dois tipos!

Os segredos por trás da transformação de luz em energia elétrica nas placas solares que permite a geração de energia própria em casa ou nas empresas





Existem dois tipos: o painel fotovoltaico e o aquecedor solar. Esse último utiliza a luz do Sol apenas para aquecimento, geralmente de água. “Essa placa consiste em uma superfície escura, que absorve a energia do Sol e a transforma em calor”, diz o engenheiro José Kleber da Cunha Lima, da Escola Politécnica da USP.


Já o primeiro tipo de painel, mais tecnológico, aproveita as partículas da luz solar (fótons) que colidem com os átomos do painel, provocando o deslocamento dos elétrons. Esse deslocamento de elétrons gera uma corrente capaz de fornecer energia para ser consumida em todos os aparelhos elétricos do dia-a-dia. Esse painel recebe o nome de painel fotovoltaico, em referência ao fenômeno físico que explica como os elétrons são excitados pela captação dos fótons e geram corrente elétrica.


Como não possui peças móveis, os painéis são livres de desgastes e por isso tem vida útil de 25 anos garantida pelos fabricantes!


Quer contar com o sol para gerar sua própria energia, de forma barata e sustentável? Fale com a Vésper e descubra nossas promoções!

bottom of page